O que é o projeto Pinakes?
O Projeto Pinakes é um projeto de pesquisa desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) que tem por objetivo promover a reestruturação dos serviços bibliográficos tradicionais coordenados pelo Instituto, sendo eles: o Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN), o Bibliodata e o Programa de Comutação Bibliográfica (Comut). Essa atualização é necessária e importante para que os serviços bibliográficos possam ampliar a suas ações, bem como garantir uma maior interoperabilidade com os demais sistemas de informação das bibliotecas de instituições de ensino e pesquisa.
Por que o nome Pinakes?
O nome do projeto é uma alusão à obra de Calímaco (310 a.C. — 240 a.C.), considerada um dos primeiros catálogos de livros da história.
Quais os serviços de informação são abarcados no projeto Pinakes?
O Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN), a rede Bibliodata e o Programa de Comutação Bibliográfica (Comut) são considerados os serviços tradicionais do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), e estes poderão também ser acessados por meio de uma única plataforma agregadora de conteúdos — o Projeto Pinakes.